blog
Deixe um comentário

Admirável mundo novo

67th Annual Primetime Emmy Awards - Arrivals

Se pensarmos que a autoimagem é aquela que representa pelo lado de fora o que somos por dentro, é justo acreditar que cada pessoa deveria ter uma aparência única, pessoal e intransferível, mas na prática as coisas não são bem assim. Humanos são seres extremamente sociáveis, estão sujeitos a mudar de opinião conforme o pensamento dos outros. Queremos ser aceitos, precisamos de uma referência, um modelo estético que ajude nosso cérebro a entender quem somos ou pelo menos quem gostaríamos de ser.

labdudamolinos-passarela

1 – Passarela Prada; 2 – Passarela Gucci; 3 – Beauty Prada; 4 – Beauty Gucci – Verão 2016

Talvez por isso, beleza seja um assunto tão discutido em tempos globalizados. A internet possibilita que tenhamos uma visão panorâmica do que acontece no mundo beauty em tempo real. Não faltam blogs, Instagrams, Snapchats ou quaisquer outras fontes nos indicando as possibilidades que podemos seguir. Eventos sociais como red carpets, a temporada de desfiles e o universo musical também são importantes formadores de opinião que balizam o belo por uma ótica editada, influenciando imensamente o desejo coletivo.

Labdudamolinos-ladygaga-redcarpet

Red Carpet – Lady Gaga em 2013, 2014 e 2015

A beleza em 2015 parece aguada, simplória, sem novidades? Teríamos nós esgotado nossa capacidade de reinvenção? Talvez não haja mais espaço para o novo e o arriscado. Parecer jovem e dentro de padrões se tornou um jeito confortável de viver. É, sem dúvida, mais fácil parecer simplesmente bonita do que avant-garde e destemida. Talvez por isso a beleza eleita para os dias de hoje seja aquela que não levanta suspeitas, que agrada a gregos e troianos.

Beldades televisivas - 1 - Fernanda Lima; 2 - Grazi Massafera; 3 - Marina Ruy Barbosa; 4 - Camila Pitanga

Beldades televisivas – 1 – Fernanda Lima; 2 – Grazi Massafera; 3 – Marina Ruy Barbosa; 4 – Camila Pitanga

No Brasil, a televisão aberta influencia mais que tudo. Novelas revelam a verdadeira face dos brasileiros. Uma grande fábrica de sonhos capaz de vender gelo para esquimós, onde tudo é fácil, simples e bonito como num cenário, pronto para ser desmontado assim que o folhetim acabar.

Fotos: reprodução

Arquivado em: blog